Login Form

Newsletter Module

Top Panel
quinta, 19 outubro 2017

Galeria Fotográfica da Corrida de Toiros por ocasião das ...
Mais
Prev Next

Gastronomia

Agradáveis momentos são geralmente acompanhados de ricas e vastas refeições. Bons pratos, devidamente apurados e confeccionados, segundo a antiga tradição, fazem as delícias de quem passa por esta freguesia. Inicia-se a “maratona” gastronómica com um leve aperitivo, onde a escolha recai sobre uns nutritivos caracóis, linguiça frita ou assada, ou mesmo umas suculentas perninhas de rã. Depois segue-se para as características açordas, nomeadamente de beldroegas, o gaspacho, o ensopado de borrego, que se fazem acompanhar da não menos saborosa sopa de cação, e termina-se com um doce, onde os bolos marcam especial presença, seguidos do típico arroz doce e das filhós, já para não referir o delicioso pudim de ovos, entre tantos outros, por isso deixamos aqui algumas receitas:

 

Caracóis

Ingredientes:

2 Kg de caracóis
½ Dl de Azeite
4 Dentes de alho
1 Folha de Louro
Orégãos
Pimenta
Sal

Preparação:

Os caracóis lavam-se diversas vezes em água abundante até não deitarem qualquer sujidade. De seguida, vão a cozer em água e sal com todos os ingredientes atrás referidos, sendo os alhos cortados ao meio. Devem cozer-se em lume brando, de modo a que o caracol saia o mais possível.

 

Linguiça frita e/ou Assada

Ingredientes:

Linguiça
Toucinho
Azeite 

Preparação:

Coloca-se um pouco de azeite numa frigideira e/ou assadeira e colocam-se aí as rodelas de linguiça e de toucinho. Depois destes alourarem serve-se juntamente com pão.

 

Perninhas de Rã

Ingredientes:

Perninhas de rã
Tomate
Cebola
Alho
Sal
Pimentão Verde
Pimenta

Preparação:

Prepara-se um molho com a polpa de um tomate, cebola e alho e deixa-se refogar. Depois passa-se o molho pelo passador, devendo ficar grosso. As perninhas de rã, previamente lavadas e temperadas com sal, colocam-se no molho e vão cozendo em lume brando, com umas tiras de pimentão verde e pimenta.

 

Açorda de Alho

Ingredientes:

3 Postas de Bacalhau
3 Ovos
3 Dentes de Alho Graúdos
1 Pimentão verde
Coentros
1 Dl de Azeite 

Preparação:

Esmagam-se os dentes de alho, um ramo de coentros, sal e alguns bocadinhos de pimentão. A esta mistura junta-se o azeite, enquanto num tacho se vai cozendo o bacalhau e os ovos. Depois de devidamente cozidos retiram-se da água. Em seguida, junta-se a água da cozedura aos já pisados temperos. Verifica-se o tempero e junta-se o pão migado, de preferência duro. Pode ser guarnecido com azeitonas.

 

Caldo de Peixe do Rio

Ingredientes:

Peixe do Rio (Fresco)
Cebola
Poejos
Pimentão
Alho
Azeite
Vinagre
Vinho Branco
Sal
Farinha
Tomate em abundância

Preparação:

Depois do peixe lavado e devidamente arranjado, tempera-se com um pouco de sal e deixa-se ficar assim por uns momentos. Nesse intervalo de tempo aproveita-se para cortar as cebolas ás rodelas, o pimentão ás tiras e picar os alhos. A esta mistura juntam-se os poejos e o sal. Em seguida, rega-se com azeite e deixa-se refogar um pouco. Deita-se água e deixa-se ferver. Depois colocam-se os peixes e junta-se-lhes um pouco de vinho branco ou vinagre e um pouco de farinha para engrossar o caldo, deixando o preparado a ferver até que o peixe se encontre bem cozido. Geralmente este prato bem acompanhado de sopas de pão. E, no que respeita a vinhos, o ideal é um bom branco ou tinto, bem fresquinhos.

 

Açorda á Alentejana

 

Ingredientes:

1 Bom molho de coentros (Ou um molho de poejos, ou as duas coisas)
2 a 4 Dentes de Alho
1 Colher de sopa bem cheia de sal grosso
4 colheres de sopa de azeite
1,5 Litros de água a ferver
400 gr de pão caseiro (duro)
4 Ovos

Preparação:

Pisam-se num almofariz, juntamente com os dentes de alho e o sal, os coentros, a que antecipadamente se retirou o grelo, reduzindo-os a papa. Deita-se a mistura numa terrina ou tigela. Rega-se com azeite e escalda-se com água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos (de onde se retiraram). Mexe-se a açorda com uma fatia de pão grande, com que se prova a sopa. Introduz-se, então, o pão no caldo, que pode ser cortado em fatias ou em cubos, ou partindo á mão, conforme o gosto. Os ovos são colocados no prato ou sobre as sopas na terrina.

 

Calducho

 

Ingredientes:

1 Cebola
Farinha
3 Alhos
Pão
Sal
Azeite
Água

 

Preparação:

Refogam-se os alhos, a cebola e o azeite. Quando estiver alourado junta-se-lhes o sal e a água. Depois de tudo pronto desfaz-se a farinha ao caldo. Assim que estiver cozido serve-se com fatias de pão.

 

Feijão com Couve

 

Ingredientes:

Feijão Catarino
Couve Lombarda
Azeite
Alho
Louro
Sal
 

Preparação:

Coze-se o feijão e miga-se a couve minuciosamente. Junta-se um pouco de azeite, alho, louro e sal. Este preparado pode ser servido como sopa ou então com pão caseiro cortado ás fatias.

 

Gaspacho á Alentejana

 

Ingredientes:

3 Dentes de Alho
1 Colher e meia de sopa de sal
3 Colheres de sopa de Azeite
4 Colheres de sopa de Vinagre
Meio pepino
2 Tomates Maduros
1 Pimento verde
200 gr de pão duro

 

Preparação:

Num almofariz, picam-se os dentes de alho com sal até se obter uma papa. Coloca-se esta papa no fundo de uma terrina e rega-se com o azeite, o vinagre e os oregãos. Reduz-se um tomate a puré e junta-se ao preparado anterior. Corta-se o pepino e o tomate que resta aos quadradinhos e o pimento em tiras finas. Introduzem-se na terrina e rega-se com litro e meio de água gelada. Na altura de servir junta-se pão cortado em cubos pequenos. Serve-se bem fresco, podendo ser servido com paio e presunto cortado aos bocadinhos.

 

Açorda de Bacalhau

 

Ingredientes:

2 Postas de Bacalhau
4 Ovos
1 Concha de Azeite
Pão Coentros
4 Dentes de Alho
Sal 

Preparação:

Pisam-se os coentros, os dentes de alho e o sal, enquanto se coze o bacalhau e os ovos. Corta-se o pão em pequenas fatias e numa terrina dispõem-se os temperos já pisados e o azeite. Junta-se água a ferver, de modo a cozer o azeite e o pão. No final, serve-se juntamente com o bacalhau e os ovos.

 

Migas

Ingredientes

Carne de Porco da zona do Lombo
Costeletas
Toucinho
Pão Partido o mais possível 

Preparação:

Frita-se a carne de porco, as costeletas e o toucinho. Aproveita-se a gordura onde foram cozinhadas as carnes e junta-se-lhes o pão, partido o mais possível. Depois deita-se um pouco de sal e deixa-se a mistura a cozer durante cerca de 15 minutos. Por fim, serve-se o preparado acompanhado das carnes fritas.

 

 

  

 


Caracóis
 
Chouriça Assada
 
Perninhas de Rã 


Açorda de Alho 

 
Caldo de Peixe do Rio
 
Gaspacho
 
Migas

Açorda de Beldroegas

Açorda de Cação

Ensopado de Borrego

Pezinhos de Porco de Coentrada

Cozido Grão
Classifique este item
(2 votos)